Na escolha do seu primeiro terno é sempre bom apostar num modelo versátil que sirva para as mais diversas ocasiões. Sendo assim, as cores mais versáteis para ternos são o cinza um pouco mais escuro, um pouco mais claro que um cinza chumbo. Sem dúvidas o cinza é a cor mais neutra e por isso é uma boa opção tanto para o dia como para a noite.
Outra cor bem versátil e que dificilmente vai ser a cor errada no momento errado é o azul marinho. Um terno azul marinho confere um look um pouco mais formal que o cinza mas um terno azul marinho também pode ser considerado como um curinga no guarda roupa masculino.
Número de Botões
Um dos detalhes mais importantes que definem o estilo do terno é o número de botões. Podem ser encontrados ternos de um, dois ou três botões. Os ternos de dois botões são a unanimidade do momento e qualquer consultor de moda indicará um terno de dois botões para quem está pensando em adquirir o primeiro terno.
Ternos de dois botões caem bem na maioria dos tipos físicos, principalmente para os homens que não são tão altos. Para aqueles mais altos, um terno de três botões pode até cair bem mas os de dois botões também vão cair super bem. Atualmente são encontrados também ternos de apenas um botão mas ainda não cairam no gosto comum.
A Calça do Terno
Talvez detalhe mais importante na hora de escolher um terno é o tipo de barra. Existem basicamente dois tipos de barra para a calça do terno, a italiana que é confeccionada de modo a aparentar estar dobrada para fora e a barra tradicional lisa. A regra é simples, para os homens mais baixos, a melhor opção é a barra tradicional pois a barra italiana faz com que a pessoa aparente ser mais baixo ainda. Pela versatilidade, a melhor opção para o primeiro terno é a barra tradicional.
Outros Detalhes para Escolher o Primeiro Terno
O tamanho e o caimento do terno são outros aspectos muito importantes na hora de escolher o terno. Comece observando o comprimento da manga do terno. A manga do terno nunca deve esconder a manga da camisa. O ideal é que a manga da camisa fique entre meio e um centímetro mais longa que a manga do terno.
O comprimento da calça é importante também e o detalhe a se levar em conta é que a barra nunca deve deixar a meia à mostra mas também não deve cobrir todo o sapato, quase que "arrastando" no chão.
Quanto ao tecido do terno, a melhor opção em termos de qualidade e conforto é a lã fria. Um terno Super 100 até um Super 150 são as escolhas certas. Veja mais sobre Tecidos dos Ternos
Resumo
Para a escolha do primeiro terno a melhor opção é apostar na versatilidade, no modelo de terno que dificilmente vai "dar errado" nas mais diversas ocasiões. A nossa sugestão é:
- Terno de dois botões
- Cor cinza chumbo(ou um tom um pouquinho mais claro) ou o tradicional azul marinho
- Barra da calça tradicional lisa
- Caimento perfeito observando o comprimento da manga e da calça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário